A escolha pelo gás natural no transporte urbano

A operadora de Tallinn também investiu em equipamentos de alto padrão a serem instalados nos ônibus, aspecto que beneficiará os passageiros e o motorista

A operadora da Estônia, Aktsiaselts Tallinna Linnatransport (TLT), assinou acordo com a fabricante polonesa de ônibus Solaris Bus & Coach para a aquisição de 100 ônibus movidos a gás natural comprimido (GNV). Os veículos estarão em operação no sistema de transporte coletivo da cidade Tallinn, capital daquele país. Com um investimento de 27 milhões de euros, os novos ônibus são do modelo Urbino 12 (75 unidades) e Urbino 18 (25 unidades). Opcionalmente, a TLT poderá aumentar seu pedido para outros 50 veículos.

“Gostaria de expressar a minha gratidão ao maior operador de transportes públicos da Estónia pela confiança colocada em nossa marca. Estou convencido de que os funcionários de TLT e passageiros apreciarão os benefícios obtidos com os novos veículos. O gás natural é uma das alternativas para o transporte público com baixa emissão de poluentes. E, este novo pedido feito pela TLT é um grande investimento, não só em mobilidade moderna, segura e confortável, mas sobretudo pelo ar puro e melhoria da qualidade de vida”, observou Petros Spinaris, membro do Conselho de Administração da Solaris Bus & Coach.

Ambas as versões dos novos ônibus contarão com motor de 235 kW, que terá um desempenho ainda melhor em condições climáticas desfavoráveis, graças ao arranque a frio, função que facilita a partida do motor em temperaturas muito baixas. Serão utilizados cinco tanques ​​para armazenar gás natural comprimido, com capacidade total de 1.575 litros para o modelo Urbino 12 e 1.875 litros para a versão articulada.

A operadora também investiu em equipamentos de alto padrão a serem instalados nos ônibus, aspecto que beneficiará os passageiros e o motorista. O espaçoso salão contará com ar-condicionado, sistema de informação, portas USB que permitem a recarga de dispositivos móveis e vigilância por câmera para melhor segurança. Já para o motorista, seu cockpit é totalmente fechado, tendo total ergonomia. Um sistema de sinalização e extinção de detecção de incêndio foi adicionado ao painel. Além disso, sensores de chuva auxiliarão o condutor quando o veículo é operado em condições meteorológicas desfavoráveis.

Imagem – Solaris Bus & Coach

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