70 anos em ritmo de crescimento

As vendas no mercado interno aumentaram 52,5%, proporcionando a elevação da eficiência operacional e do lucro líquido, que atingiu R$ 117,9 milhões, com alta de 117,1%

Há poucos dias, a encarroçadora brasileira Marcopolo comemorou seus 70 anos de vida. Reconhecida como uma das mais importantes fabricantes mundiais de ônibus, a empresa gaúcha continua registrando crescimento em meio a adversidade da situação econômica do País. Sua receita líquida no primeiro semestre deste ano foi de R$ 2,040 bilhões, um crescimento de 9,9% em relação ao mesmo período de 2018 (R$ 1,856 bilhão). As vendas no mercado interno aumentaram 52,5% e os resultados obtidos com os programas visando ainda maior produtividade, qualidade, satisfação total dos clientes e redução de custos de materiais, proporcionaram a elevação da eficiência operacional e do lucro líquido, que atingiu R$ 117,9 milhões, com alta de 117,1%.

No aspecto da produção, as unidades mundiais da Marcopolo produziram 13,2% a mais que o ano passado, atingindo 7.837 unidades fabricadas contra 6.922 de 2018. Por aqui, suas plantas fabris também mostraram avanço comercial e passaram de 6.076 para 6.875 unidades, índice de crescimento de 13,2%, puxados pelos segmentos de micro-ônibus (57,2%) e dos veículos Volare (35,5%). “Os resultados apresentados pela Marcopolo no primeiro semestre de 2019 reforçam a consistência do processo de recuperação do mercado interno, com aumento de volumes em todos os segmentos de negócio”, disse José Antonio Valiati, CFO e diretor de Relações com Investidores da Marcopolo. A encarroçadora ressalta que apesar do crescimento ainda tímido da economia brasileira, a volta gradual da demanda por ônibus representa um desdobramento do represamento da renovação de frotas ocorrido entre 2015 a 2017.

Num breve panorama de mercado internacional, nos volumes exportados, o segmento de rodoviários apresentou o melhor desempenho, mesmo com a queda de vendas para a Argentina. Assim, o segmento mostrou crescimento de 25,5% em volumes no semestre. As vendas de urbanos para o mercado externo apresentaram retração trimestral especialmente em função da forte base estabelecida no primeiro semestre de 2018, quando as vendas para o continente africano foram destaque. A expectativa é de uma recuperação das exportações a partir do fim do terceiro trimestre deste ano, com o segmento de rodoviários mostrando ainda melhores resultados. No mix de vendas do segundo trimestre deste ano, a queda das exportações acabou prejudicando margens.

Em suas unidades externas os destaques continuam sendo as operações do México e da Colômbia, que cresceram 90,8% (750 unidades contra 397) e 26,9% (754 unidades contra 594), respectivamente. A unidade mexicana é beneficiada pelo bom momento do mercado local, com volumes crescentes e um mix voltado a produtos de maior valor agregado. Na Colômbia, a Superpolo mantém o cronograma de entregas para a renovação da frota de Bogotá, trocando modelos urbanos simples por ônibus articulados. Por outro lado, o encerramento das operações da Metalpar e a queda substancial de vendas da Metalsur continuam afetando o desempenho na Argentina.

Fundada em 6 de agosto de 1949, a Marcopolo tem uma estratégia focada na inovação, na motivação e valorização das pessoas, atenta ao desenvolvimento de produtos com a mais avançada tecnologia e processos diferenciados, que tiveram como resultado uma linha diversificada que atende necessidades específicas de cada mercado, nacional ou internacional. É uma empresa multinacional, com gestão moderna e estrutura organizacional voltada para o mercado global, possuindo unidades fabris em nove países, exportando seus produtos para cerca de outros 120, superando a marca de 420 mil unidades fabricadas.

Imagem – Revista AutoBus

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *