No radar, a retomada do crescimento

A Marcopolo acredita na melhor performance do mercado em virtude da redução da pandemia

Os últimos três meses de 2021 deram uma noção do que o ano de 2022 pode significar para a indústria brasileira de ônibus. No período, a produção da Marcopolo cresceu 37% na comparação com o terceiro trimestre do ano anterior, indicando inflexão positiva na demanda. Em 2021, a encarroçadora gaúcha produziu 11.230 unidades. Deste total, 21,8% foram fabricadas no exterior.

No Brasil foram produzidas 7.308 carroçarias, direcionadas ao mercado interno, representando uma redução de 18,2% em comparação a 2020. Já as exportações a partir da produção nacional, somaram 1.859 unidades, 18,7% inferior em relação ao último ano. E, apesar dos desafios do mercado, o segmento de micro-ônibus destacou-se pelo bom desempenho, impulsionando a produção da marca Volare. Em 2021, marca cresceu 40,8% em comparação ao ano anterior, totalizando 3.398 veículos fabricados. “Para este ano, acreditamos em uma melhora da performance, com o arrefecimento da pandemia em diversos mercados e crescimento de volumes em todos os segmentos”, observou José Antonio Valiati, CFO e diretor de Relações com Investidores da Marcopolo.

De acordo com a fabricante de Caxias do Sul, mesmo diante dos fortes impactos provocados pela segunda onda de covid-19, ela manteve a liderança no mercado nacional em 2021 e encerrou o ano com participação de 56,9%. Já, o ligeiro recuo em relação ao ano anterior, quando a companhia respondia por 58,7%, é justificado pela ausência de grandes entregas de ônibus urbanos direcionados ao programa federal Caminho da Escola e também pela queda no volume das exportações.

Entre os segmentos que mantiveram o bom desempenho de vendas e que contribuiu com a manutenção da liderança de mercado está o fretamento. Em função das precauções de distanciamento social impostas pela pandemia, o segmento manteve o ritmo de negócios.

Relacionado ao faturamento, a empresa revelou que seus negócios realizados em 2021 resultaram em um lucro líquido de R$ 358,4 milhões, com margem líquida de 10,2%. Numa comparação com 2020, o lucro líquido da Marcopolo foi de R$ 90,7 milhões e margem líquida de 2,5%. O EBITDA alcançou R$ 333,5 milhões em 2021, com margem de 9,5%, contra R$ 268,5 milhões e margem de 7,5% em 2020. Os resultados foram, em grande parte, beneficiados por eventos extraordinários.  “A companhia projeta um crescimento das vendas e uma melhora do mercado nacional e internacional, além de novas entregas para o programa Caminho da Escola este ano. Acreditamos também que o sucesso do lançamento da Geração 8 contribuirá positivamente com os resultados em 2022”, destacou Valiati.

Imagem – Divulgação

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