Produção automatizada de baterias

Vários robôs da ABB estarão envolvidos no processo de montagem das baterias para os veículos elétricos da Scania

Uma nova fábrica de baterias está em construção pela montadora sueca Scania, visando completar seu ciclo de eletrificação dos modelos de veículos comerciais por ela produzidos. A marca investirá mais de 1 bilhão Coroas Suecas (SEK), ou US$ 108 milhões, ao longo de vários anos na nova unidade localizada em Södertälje e que deverá estar totalmente operacional em 2023.

Para isso, a Scania fechou parceria com a empresa ABB para ter uma gama abrangente de soluções robóticas em sua nova planta, com o conceito altamente automatizada. Essa unidade, com 18 mil metros quadrados, será um marco importante na jornada da fabricante de caminhões e ônibus em direção à eletrificação.

A fábrica será construída ao lado da linha de montagem de chassis da Scania, em Södertälje, na Suécia, com alto uso de robôs, desde a recepção da mercadoria, até a produção e entrega. De acordo com a ABB, a unidade montará módulos de bateria a partir de células fornecidas pela fábrica de baterias da Northvolt em Skellefteå, com os pacotes completos entregues diretamente no pavilhão de montagem do veículo. Vários robôs da ABB estarão envolvidos no processo de montagem, incluindo os modelos IRB 390, IRB 4600 e IRB 6700, juntamente com soluções adicionais para apoiar o processo de produção.

Joerg Reger, diretor-geral da linha de negócios automotivos da ABB Robotics, disse que a empresa está entusiasmada em trabalhar com um de seus clientes mais antigos para ajudá-lo a concretizar seu plano de eletrificação. “A indústria automotiva sempre esteve na vanguarda da automação, mas com a migração para a eletrificação, enfrenta grandes mudanças nos processos de produção estabelecidos. Com nossa experiência, projetaremos e ajudaremos a implementar a flexibilidade na fabricação, que é vital para líderes de mercado como a Scania para promover essa mudança”, afirmou o executivo.

Imagem – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *