O primeiro trólebus Solaris na Noruega

O modelo escolhido possui 42 poltronas, piso totalmente baixo (equipado ainda com o sistema de ajoelhamento), espaços para cadeiras de rodas, câmeras de segurança no interior e exterior do veículo

Bergen, a segunda maior cidade norueguesa, acabou de receber seus primeiros quatro trólebus, de um total de 10 unidades, produzidas pela marca polonesa Solaris Bus & Coach. Os veículos, modelo Trollino 18 (articulado), foram encomendados pela Keolis Norge AS e são movidos por um motor elétrico de 240 kW, além de contar com baterias extras de tração, com capacidade de 55 kWh, sendo possível percorrer uma distância de mais de 11 quilômetros sem a necessidade de se conectar ao sistema catenário. As baterias são recarregadas durante a operação, com o uso da tecnologia de ‘carregamento em movimento’, por meio de coletores de corrente montados no veículo e que são conectados à rede aérea.

Para Sverre Skaar, diretor-executivo da Solaris Norge AS, os novos trólebus trólebus vão ampliar o serviço de passageiros e ao mesmo tempo oferecer um modelo de transporte com emissão zero na Noruega. “Bergen e Keolis estão investindo fortemente em soluções livres de emissões em transporte público, visando melhorar a qualidade de vida em nossas cidades”, afirmou.

O modelo escolhido possui 42 poltronas, piso totalmente baixo (equipado ainda com o sistema de ajoelhamento), espaços para cadeiras de rodas, câmeras de segurança no interior e exterior do veículo, monitores que informam aos passageiros sobre as paradas, quatro portas e um especial pacote de isolamento térmico, que melhora o conforto no salão de passageiros e reduz o consumo de energia durante a operação.

Os trólebus serão utilizados em uma única linha para esse tipo de ônibus da cidade de Bergen, com 7,5 quilômetros de extensão.

No contexto da eletromobilidade coletiva na Europa, o mercado de ônibus elétrico no continente alcançou a marca que ultrapassa as 1.000 unidades comercializadas/entregues nos três trimestres de 2020, volume muito próximo ao mesmo período de 2019, fruto do interesse das cidades em promoverem ambientes livres das emissões poluentes, visando ainda um programa gradual de renovação da frota de ônibus urbanos rumo às metas estabelecidas quanto a transição energética do transporte.

De acordo com o site europeu Sustainable Bus, a marca Solaris lidera o mercado da Europa Ocidental (incluindo a Polônia) de ônibus elétricos, com o fornecimento de 242 unidades, entre janeiro e setembro deste ano. Os fabricantes BYD – ADL, BYD e VDL Bus & Coach completam o quadro dos principais fornecedores, com, respectivamente, 163, 159 e 102 unidades registradas no referido período. Os números foram coletados e analisados pela consultoria Chatrou – CME Solutions.

Imagem – Solaris Bus & Coach

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *