Barcelona rumo a eletromobilidade total

A operadora Transports Metropolitans Barcelona (TMB) encomendou à fabricante polonesa Solaris Bus & Coach, tradicional marca na produção de ônibus elétricos para o mercado europeu, 14 unidades do modelo Solaris Urbino 18

O sistema de transporte coletivo da cidade espanhola de Barcelona direciona seu futuro para um modelo de mobilidade totalmente limpa. Prova disso são seus mais de 80 ônibus com tração híbrida (diesel/eletricidade) ou 100% elétrica que operam nos serviços locais. Mas, o sistema irá ganhar novos veículos.

A operadora Transports Metropolitans Barcelona (TMB) encomendou à fabricante polonesa Solaris Bus & Coach, tradicional marca na produção de ônibus elétricos para o mercado europeu, 14 unidades do modelo Solaris Urbino 18, versão articulada com 18 metros de comprimento. O referido ônibus é equipado com baterias Solaris High Power, de capacidade nominal total de 145 kWh, que serão recarregadas rapidamente por pantógrafo de 500 kW, além de ser propulsionado por um motor elétrico de 240 kW. Cinco unidades do Urbino 18 já circulam pelas ruas de Barcelona.

Outros itens essenciais também foram pensados e serão incorporados nesse novo lote de ônibus, como o sistema de ar-condicionado eficiente para garantir uma viagem mais agradável ao motorista e os passageiros em dias quentes, a presença de portas USB a bordo, permitindo a recarga de dispositivos móveis, além de uma solução tecnológica para apoiar o trabalho do condutor e ampliar a segurança nas ruas, que é o sistema MirrorEye, recurso que substitui os espelhos laterais convencionais por câmeras, garantindo melhor visibilidade, não apenas sob a luz solar, mas também quando chove ou à noite. Outro detalhe é que todos os veículos encomendados também serão equipados com o dispositivo Mobileye Shield +, minimizando o risco de colisão com pedestres ou ciclistas. Composto por câmeras inteligentes, o sistema monitora a área externa do veículo e o motorista é alertado sobre possíveis perigos por meio de sinais sonoros e visuais.

Barcelona e outras grandes e importantes cidades pelo mundo possuem programas de incentivo e implantação de ônibus tracionados por tecnologia 100% limpa ou com baixo impacto negativo. O aspecto é alcançado pelo apoio governamental de várias esferas, por meio de fundos financeiros que permitem a inclusão de novas formas de propulsão e combustíveis no transporte. O Brasil precisa aprender com elas para poder se inserir no rol dos países compromissados com a realidade da mobilidade urbana, livre das emissões poluentes.

Imagem – Solaris Bus & Coach

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *