Promovendo a cultura

A operadora fluminense de ônibus urbanos, Transportes Flores, proporciona o projeto Cultura em Movimento, no Terminal Américo Ayres localizado no bairro carioca do Méier. Durante os próximos seis meses a iniciativa ficará no terminal e mensalmente haverá apresentações para que as pessoas conheçam a ação social e possam pegar um livro para ler. De acordo com a transportadora, o projeto conta com literatura infantil e adulta e tem como objetivo estimular a leitura da população, permitindo assim que os clientes peguem livros emprestados ou troquem os seus pelos disponíveis na cabine.

Ainda, segundo a empresa em nota, qualquer pessoa pode participar do projeto, bastando para isso preencher nome e endereço de e-mail, pegar um livro e devolver ao acabar de ler, para que outras pessoas também possam se beneficiar. Também é possível trocar livros na cabine, pegando um exemplar e deixando outro no lugar. No Méier, queremos trazer as crianças e os pais para que ainda mais pessoas possam participar e conhecer a iniciativa. Além disso, estendemos para seis meses o tempo de permanência, para aumentar ainda mais a quantidade de livros emprestados e lidos. Queremos espalhar cultura”, disse Cristina Gullo, do setor de Comunicação da Transportes Flores. Nos três primeiros meses de projeto, quando a biblioteca esteve em Nova Iguaçu, 568 livros foram lidos.

Cristina ainda ressaltou que o PNAD/IBGE informa que a média de tempo no trânsito na região metropolitana do Rio de Janeiro é de 52 minutos para o trajeto casa/trabalho e esse tempo poderá ser preenchido com a leitura de um livro. “O objetivo é estimular a leitura e fazer os livros circularem pela cidade. Assim como nosso ônibus, queremos que os livros façam várias viagens e cheguem ao maior número de pessoas”, observou Gullo.

Imagem – Divulgação