Consórcio modular Volkswagen

Nestes 25 anos de ônibus Volkswagen, uma coisa chama a atenção no processo de produção dos chassis. Para desenvolver os projetos dos veículos, foi criado três anos depois da apresentação do primeiro chassi Volks brasileiro, o inédito Consórcio Modular, um laboratório na montagem dos primeiros chassis de ônibus Volkswagen produzidos fora de São Paulo. Ante disso, o único modelo, 16.180 CO, era produzido na unidade do Ipiranga, em São Paulo.

Hoje, o Consórcio Modular une a MAN Latin America a sete empresas parceiras: Maxion, Meritor, Remon, Powertrain, Continental, AKC e Carese. Ele está instalado na planta de Resende (RJ). Os 17 modelos de chassis para ônibus da Volkswagen são desenvolvidos com a mais moderna engenharia, e que passou pelas mãos de profissionais habilidosos e muito bem treinados no Consórcio Modular. “A qualidade de nossos ônibus é reconhecida em toda a América Latina e África. Além de conceber ônibus sob medida para cada nicho do mercado, somos até capazes de enviar chassis desmontados, em kits, para fábricas instaladas no México e na África do Sul“, ressaltou Adilson Dezoto, vice-presidente de Manufatura e Logística da MAN Latin America.

A então nova linha de produção de Resende recebeu um time técnico da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus parcialmente transferido do Ipiranga. “Os colegas veteranos atuaram como multiplicadores de seus conhecimentos, e deram origem à equipe hoje composta por mais de 600 profissionais, capazes de desenvolver completamente um caminhão ou um ônibus aqui no Brasil“, lembrou Dezoto. Um exemplo dessa capacidade é o Volksbus 17.240 OT, primeiro modelo de ônibus Volkswagen dotado de motor traseiro e suspensões que incluíam bolsões pneumáticos. Seu histórico mostra que ele é 100% resendense e foi lançado em 2001 por intermédio de uma linha de montagem que já inovava por ser a única do mercado a receber caminhões e ônibus no mesmo roteiro, exigindo mais habilidade dos times de Manufatura.