Frota elétrica de respeito

A operadora holandesa Connexxion colocou recentemente em operação seus 100 ônibus articulados elétricos para o sistema de transporte público de Amsterdã, Holanda. Todos os veículos foram produzidos pela fabricante VDL Bus & Coach e contam com a mais moderna tecnologia da tração elétrica (100% a baterias com alto desempenho), atendendo a um rígido programa governamental.

Os ônibus rodam 24 horas, percorrendo 30 mil quilômetros por dia. O sistema de recarga elétrica conta com 23 carregadores rápidos localizados em quatro pontos das linhas urbanas, além de outros 84 instalados na garagem da operadora. Duas versões do modelo articulado Citea Electric, com três e quatro portas, foram disponibilizadas pela VDL ao seu cliente.

A experiência com ônibus elétricos da VDL pode ser observada desde 2016 com o fornecimento de 43 unidades para a cidade de Eindhoven, comprovando toda a eficácia da tecnologia.

Essa é a primeira fase do processo de transição para a eletromobilidade objetivando as emissões zero da frota de ônibus de Amsterdã, que também atende nos arredores do aeroporto de Schiphol. Até 2021, um total de 258 ônibus elétricos estarão em operação.

Imagens – Divulgação VDL