Empresa sustentável

Qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente. Estes são os valores essenciais da Volvo do Brasil presentes em todos os movimentos.  Por isso, ela foi considerada a empresa mais sustentável do setor automotivo pelo Guia Exame de Sustentabilidade, da Editora Abril. Destaque – a empresa foi premiada pelo quarto ano consecutivo.

Neste ano, ela se destacou por suas iniciativas em eficiência energética. Como revela, desde 2012 mantém um programa de redução do consumo de energia em três áreas fabris e no centro de distribuição e logística, em Curitiba (PR), onde estimula o uso eficiente da energia. “Temos registrado bons resultados em relação à eficiência enérgica por conta do nosso modelo de gestão, que prevê a sustentabilidade do negócio como um todo. Pretendemos ampliar ainda mais as iniciativas sustentáveis, para que possam ser aplicadas em todos os setores”, afirma Carlos Ogliari, vice-presidente de RH e Assuntos Corporativos do Grupo Volvo América Latina.

A montadora também enfatiza, em seu modelo de gestão sustentável, uma iniciativa que visa reduzir o consumo de energia, que é o projeto “Caça ao Tesouro de Energia”, contando com a participação dos funcionários, que são responsáveis por manter constantes varreduras nas linhas de produção, de forma voluntária, identificando os desperdícios e sugerindo possibilidades de mudanças sem grandes investimentos. Segundo a Volvo, nos últimos 12 anos conseguiu reduzir 37% do consumo de energia na unidade paranaense.

O critério para se escolher as empresas mais sustentáveis para o Guia Exame de Sustentabilidade leva em consideração uma metodologia elaborada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces), da Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo, que identifica, avalia e reconhece o conjunto de práticas das companhias em todas as dimensões da sustentabilidade empresarial, incluindo aspectos econômicos, de gestão, de governança, sociais e ambientais.

Imagem – Divulgação