Volare motorhome

O modelo V8L produzido pela fabricante gaúcha Volare serviu de base para a construção de um motorhome. Ele conta com dois quartos, sanitário com box independente, cozinha e sala, além de fogão com quatro bocas, geladeira biplex, máquina de lavar roupas 3kg, sistema de vídeo Full HD com duas antenas independentes e duas televisões LCD de 24 polegadas.

Com tração nas quatro rodas, o modelo ainda possui sistema de transmissão com a opção de utilização 4X2 ou 4X4 com reduzida, tendo também ângulos de entrada e saída maiores, estepe no bagageiro traseiro, proteção especial para o cárter do motor e para o tanque de combustível. “Nossa Engenharia sempre trabalha para atender a todas as demandas dos nossos clientes. Esse projeto foi desenvolvido justamente para permitir a criação de um motorhome com tração nas quatro rodas que pudesse enfrentar os mais diversos terrenos”, revela João Paulo Ledur, gestor do Negócio Volare.

O veículo é equipado com o propulsor Cummins ISF 3.8, com potência de 152 cv e torque de 450 Nm, câmbio automático ZF de quatro marchas e caixa de transferência de dupla velocidade. Sua carroçaria tem saia lateral mais alta, suspensão reforçada, sinalização diferenciada. A configuração interna ainda é composta por armários na cozinha e nos quartos, cinco placas fotovoltaicas (totalizando 750W) e gerador (silenciado) adicional dando sustentabilidade de geração de energia, com independência total do sistema original do veículo, aquecedor a gás para o chuveiro, dois botijões de gás P13, caixa de 600 litros para água potável e 450 litros para esgoto, sendo 250L para água servida e 200L para esgoto cloacal e sistema de nivelamento semiautomático.

Imagens – Gelson Melo da Costa