Não perca o ônibus

A tecnologia da informação tem sido uma aliada nesse momento de caos na mobilidade urbana. Para os passageiros dos ônibus, ter acesso em tempo real por onde anda seu veículo, pode lhe trazer benefícios como segurança e o momento exato em que poderá utilizá-lo.

O aplicativo Livebus é uma ferramenta que pode contribuir com a acessibilidade nos sistemas de transporte. A plataforma tem por objetivo levar mais praticidade, conforto e segurança aos passageiros. Com a tecnologia é possível acompanhar o ônibus de onde estiver antes mesmo de sair de casa ou do trabalho.

Para o operador, as vantagens se resumem na redução dos riscos de acidentes com o monitoramento real-time da frota; a comunicação rápida com todos os passageiros; diminuição das insatisfações do tipo: “meu ônibus passou adiantado”, “o motorista corre demais/não parou no meu ponto”; e economia com atendimentos desnecessários, causados por dificuldades no acesso à informação.

De acordo com a empresa Livebus, sua tecnologia usa um smartphone com o aplicativo de rastreamento instalado em cada ônibus, enviando as localizações para a nuvem. Em nota, os criadores da tecnologia citam que ela é pelo menos 10 vezes mais rápida que os rastreadores convencionais, enviando localizações a cada 3 segundos, utilizando a internet do veículo ou um chip 3G ou superior.

Tanto o transporte urbano, como o serviço fretado, podem utilizar o recurso eletrônico. A Livebus informa que, atualmente 1.000 pessoas utilizam seu aplicativo diariamente em 50 ônibus que fazem o transporte fretado entre a Baixada Santista e a capital, São Paulo.

Imagem – Divulgação