Voith em novos superarticulados de São Paulo

A renovação dos ônibus urbanos da capital paulista contemplará mais 150 unidades do chassi Mercedes-Benz O500 UDA, o chamado superarticulado com 23 metros de comprimento, dentro dos próximos dias.

Os veículos serão equipados com a transmissão automática DIWA.5, da Voith, tecnologia que combina um sistema hidromecânico continuamente variável, ideal para o ciclo urbano de trabalho, com um eficiente sistema mecânico de trocas de marchas. De acordo com a fabricante, isso possibilita acelerações muito mais suaves durante a fase de arranque do veículo. Em termos de segurança, a empresa destaca o retarder secundário integrado à transmissão, recurso que é capaz de realizar a frenagem em todas as condições de operação, inclusive em velocidades elevadas.

A transmissão ainda conta com o sistema Sensotop, pelo qual a programação da transmissão é ajustada de forma automática, ou seja, as condições de carga e topografia são permanentemente monitoradas e a transmissão se adapta às diferentes situações operacionais, gerando excepcional economia de combustível.

A Voith já forneceu mais de 800 transmissões automáticas DIWA aplicadas neste tipo de veículo nos consórcios que operam em várias regiões da cidade.

Imagem – Divulgação