Mudanças para a otimização de custos

Sucesso de vendas da encarroçadora gaúcha Marcopolo, o modelo de carroçaria urbana Torino ganha uma nova versão, mais prática, sem perder as características já consagradas que acompanham o produto desde seu lançamento no princípio da década de 1980. O Torino S, assim chamado, chega ao mercado para proporcionar uma otimização operacional, com uma manutenção mais rápida e a padronização de componentes, o que faz o veículo ter um custo de operação mais barato e menor tempo parado.

O S, de Soluzione (solução em italiano), identifica o veículo pela praticidade para manter o veículo sempre em operação, com desempenho e robustez. “Com esse novo modelo queremos oferecer uma versão que mantenha os atributos de eficiência do nosso Torino, já tradicional no mercado, e que traga ao operador economia e maior disponibilidade do veículo em operação”, afirmou Paulo Corso, diretor de operações comerciais e marketing da Marcopolo.

Outra questão é a agilidade em sua produção, com uma linha dedicada na fábrica da Marcopolo Rio, em Duque de Caxias (RJ), que proporcionará uma redução de tempo de fabricação do veículo em cerca de 50%. “A rentabilidade do operador está muito comprometida, em função da atual situação econômica brasileira. Por isso, pensamos em otimizar sua operação, com a padronização de alguns componentes e o rearranjo de alguns elementos para facilitar a manutenção, além de dar rapidez em sua fabricação”, explicou o diretor da Marcopolo.

O Torino S foi idealizado para a categoria de ônibus urbano com motorização dianteira, de modo a atender os cinco principais chassis comercializados no Brasil, com 80% de participação no share desse segmento. Os modelos Mercedes-Benz OF 1519, OF 1721 e OF 1721 L e os MAN VW 15.190 OD e VW 17.230 OD são os chassis que serão utilizados no encarroçamento. A carroçaria terá comprimentos entre 11.200 mm até 13.200 mm e a largura de 2.500 mm, sendo 2.488 mm interno.

Ainda, como diferenciais, os novos conjuntos ópticos dianteiro e traseiro, o posto do motorista, mais ergonômico, as saias laterais retas e outros detalhes que conferem à carroçaria novas formas.

A cobertura completa do lançamento do Torino S você poderá ver na edição de junho da sua revista AutoBus.

Você também pode acompanhar mais detalhes da nova carroçaria em um vídeo exclusivo no portal da revista AutoBus – WWW.revistaautobus.com.br

Imagem – Revista AutoBus