Em testes, ônibus elétrico supera 10 mil km

Em operação na Universidade Federal de Santa Catarina, o ônibus elétrico com tecnologia da Eletra, chassi Mercedes-Benz e carroçaria Marcopolo superou os 10 mil quilômetros ao longo de dois meses de testes no trajeto entre o campus da universidade e o Sapiens Parque. Possui motor elétrico WEG Trifásico 250 L com 200/400 kW de potência e baterias de lítio, com autonomia de até 200 quilômetros, em quatro recargas de seis minutos.

A eletricidade gerada no laboratório pelos sistemas fotovoltaicos instalados é o combustível das recargas do ônibus, além de abastecer os prédios da instalação. Pelas simulações realizadas, cerca de 80% da geração de eletricidade atende o consumo das edificações e das recargas do ônibus, e os restantes 20% são enviados pela rede da Celesc para o campus da UFSC na Trindade.

Tal conceito de ônibus elétrico é mais uma oportunidade para que o Brasil adote políticas públicas que incentivem a eletromobilidade urbana, proporcionando cidades melhores, com significativa redução das emissões poluentes e aumento da qualidade de vida.

Imagem – Thiago Terci