ZF participa do projeto do ônibus rodoviário com células a combustível

Para a ZF, o estudo da viabilidade tornará mais fácil no futuro projetar de forma otimizada a célula de combustível para veículos comerciais

A marca ZF se uniu aos nomes Freudenberg, Flixbus e a ONG do clima Atmosfair, no projeto de tecnologia para desenvolver as células a combustível com o objetivo de atender o projeto “HyFleet” para produzir e testar um ônibus rodoviário movido exclusivamente a eletricidade. A proposta está programada para funcionar por três anos e visa identificar descobertas importantes para o design ideal de células a combustível em ônibus.

Wilhelm Rehm, membro do Board Mundial da ZF, responsável por tecnologia de veículos comerciais e sistemas de controle, observou que o amplo portfólio de tecnologia da empresa e o conhecimento da linha de transmissões eletrificadas, bem como os sistemas associados, já estão facilitando a transição dos fabricantes de veículos para a e-mobilidade. “No futuro, a célula de combustível terá um papel importante na mobilidade elétrica de veículos comerciais pesados devido ao seu alcance e tempos de reabastecimento rápidos. Sempre buscamos a eletrificação com uma abordagem de mente aberta para a tecnologia – a célula de combustível também desempenhou um papel importante como uma solução na direção para nós desde o início”, disse ele.

Para a ZF, o estudo da viabilidade tornará mais fácil no futuro projetar de forma otimizada a célula de combustível para veículos comerciais. Segundo a empresa, especificamente, isso envolve o respectivo dimensionamento da bateria e da célula a combustível, o conceito de refrigeração do sistema e os picos de carga a serem considerados na operação do sistema de acionamento. Neste contexto, a marca está contribuindo com a sua experiência para a condução de veículos comerciais puramente elétricos – incluindo potência eletrônica e controle baseado em software de todos os consumidores de energia.

O Informativo AutoBus, em sua edição passada, ressaltou a novidade, voltada, ainda, para o mercado europeu.

Imagem – Divulgação

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