Os articulados elétricos da Mercedes

Os primeiros eCitaro já estão operando em Hannover desde setembro do ano passado. Com o objetivo de tornar a sua frota 100% elétrica, a transportadora pretende operar os 48 novos veículos na cidade até 2023

A operadora do transporte coletivo da cidade alemã de Hannover, ÜSTRA, conta com duas unidades do modelo de ônibus urbano eCitaro G, articulado equipado com a nova geração de baterias de lítio desenvolvidas pela Daimler Buses. Esses veículos completam uma encomenda de 48 ônibus urbanos (30 convencionais e 18 articulados) para a eletrificação do transporte coletivo na capital da Baixa Saxônia.

Os primeiros eCitaro já estão operando desde setembro do ano passado. Com o objetivo de tornar a sua frota 100% elétrica, a transportadora pretende operar os 48 novos veículos na cidade até 2023. Essa mudança pode reduzir as emissões de CO2 em 3.800 toneladas a cada ano. Além disso, ao mesmo tempo em que os ônibus vão entrando em operação, os pontos finais dos trajetos das linhas serão equipados com toda a infraestrutura necessária de recarga elétrica, e as garagens serão adaptadas para acomodar os processos de logística da manutenção para os veículos.

De acordo com a Daimler, os dois ônibus eCitaro G apresentam uma capacidade cerca de um terço maior do que as da geração anterior, de maneira que a autonomia entre as paradas para recarga aumentou consideravelmente. Eles são equipados com dez grupos de baterias que proporcionam uma eficácia total de 330 kWh, trazendo ainda pantógrafos instalados no teto, que permitem o carregamento enquanto estiverem fora da garagem. A tecnologia embarcada é outro ponto forte nos veículos, pois possuem sistemas de segurança ativa com o Assistente Ativo de Frenagem (Active Brake Assist), Assistente de Proteção Lateral (Side Guard Assist) e o ATC (Articulation Turntable Controller), sistema de proteção da articulação do veículo que evita o “efeito L”. Além disso, ele também traz uma câmera e sinal de alarme de ré a fim de impedir acidentes nas manobras. “Estamos muito felizes que a ÜSTRA tenha escolhido o eCitaro G da Mercedes-Benz com a nova geração de baterias para compor a sua frota. Nossos ônibus urbanos de alta tecnologia, além de mais seguros, se tornam ainda mais ecologicamente corretos e confortáveis, constituindo um marco significativo de progresso rumo a melhora da qualidade de vida nas cidades”, disse Mirko Sgodda, chefe de Marketing, Vendas e Serviços ao Cliente da Daimler Buses.

A ÜSTRA Hannoversche Verkehrsbetriebe AG é uma das maiores transportadoras de passageiros da Alemanha, operando 349 trens urbanos, 142 ônibus e quatro barcos que são movidos por eletricidade. A empresa transporta 172 milhões de passageiros todo ano e seus ônibus servem a uma rede com 41 linhas, que cobrem 540 km.

Imagem – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *