Ícone de cara nova

O novo modelo possui 13,80 metros de comprimento e 4,06 metros de altura, três portas e duas escadas, proporcionando facilidade no embarque e desembarque em serviços urbanos de grande movimento

Os tradicionais ônibus urbanos com dois pavimentos, os famosos Double Decker, podem ser encontrados em mercados específicos, como no Reino Unido, nos Estados Unidos, na Ásia e, também, na Alemanha, sendo este último país a receber os primeiros veículos da nova geração do modelo desenvolvida pela fabricante Alexander Dennis (ADL).

Usando sua experiência global, a empresa adotou no modelo Enviro500 os requisitos técnicos exigidos nos serviços de ônibus da capital alemã, Berlim, mantendo seus benefícios comprovados, incluindo uma estrutura leve, em alumínio, que melhora sua performance e reduz o consumo de combustível sem comprometer a longevidade. Os dois primeiros ônibus nessa configuração foram entregues para a BVG (Berliner Verkehrsbetriebe) e fazem parte de um contrato para o fornecimento de até 430 unidades do Enviro500, assinado em outubro de 2018.

Ícone de cara nova

O novo modelo possui 13,80 metros de comprimento e 4,06 metros de altura, três portas e duas escadas, proporcionando facilidade no embarque e desembarque em serviços urbanos de grande movimento. Internamente, os passageiros podem contar com portas USB instaladas em cada uma das 80 poltronas. Uma indicação em tempo real informa sobre a disponibilidade de assentos livre no andar superior, além de telas que mostram as próximas paradas, conexões e outras informações relevantes. Outro detalhe interessante é a nova iluminação interna, que muda de tom da cor de acordo com a temperatura do ar externo, auxiliando no conforto térmico dos passageiros.

O motor do novo ônibus é da Mercedes-Benz, modelo OM936, com seis cilindros, 354 cv, Euro VI D, com transmissão automática Diwa.6 da Voith.

Paul Davies, presidente e diretor administrativo da ADL, disse que é uma honra para a ADL ter sido selecionada como fornecedora de uma nova geração de ônibus de dois pavimentos para Berlim. “Nós nos baseamos em nossa experiência com mais de 18.000 veículos com dois andares implantados em todo o mundo – no Canadá, Estados Unidos, México, Reino Unido, Irlanda, Suíça, Hong Kong, Cingapura e Nova Zelândia -, para desenvolver conjuntamente um ônibus que responde totalmente ao que a BVG precisa, oferecendo uma excelente experiência de viagem para usuários de ônibus em Berlim”, comentou o executivo.

Imagens – Divulgação/ADL

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *