Conhecendo o ônibus a hidrogênio

O modelo Urbino possui um conjunto de células a combustível com uma potência de 70 kW, sendo o hidrogênio armazenado na forma gasosa em cinco tanques de nova geração montados no teto do ônibus

A turnê europeia do ônibus elétrico com células a combustível desenvolvido pela marca polonesa Solaris Bus & Coach chegou a Áustria. O veículo, após passar por cidades da Itália, Polônia e Alemanha, fará uma breve operação de testes na cidade de Viena, junto ao operador Wiener Lienen. De acordo com a fabricante do modelo, seu produto com uma avançada tecnologia de tração encontrou um grande interesse entre os clientes. Desde sua estreia, em junho do ano passado, a Solaris recebeu encomendas de operadores da Holanda, Alemanha e Itália para 57 unidades no total. Os primeiros veículos chegarão a Bolzano, Colônia e Wuppertal até o final deste ano.

O modelo Urbino possui um conjunto de células a combustível com uma potência de 70 kW, sendo o hidrogênio armazenado na forma gasosa em cinco tanques de nova geração montados no teto do ônibus. Eles são feitos de compósitos tipo 4 (de última geração disponíveis no mercado), posicionados longitudinalmente acima do primeiro eixo do veículo, tem um volume total de 1.560 litros. “Com os test drives do ônibus movido a hidrogênio, o operador Wiener Linien provou mais uma vez que lidera o caminho para um futuro ainda mais favorável ao meio ambiente no transporte público. Estamos muito satisfeitos que, com a Solaris, tenhamos um especialista do setor de renome em toda a Europa a bordo deste marco que é extremamente importante para todos nós. Juntos, promoveremos o desenvolvimento de ônibus a hidrogênio, pois os requisitos para veículos em serviço regular em Viena são expressivos”, disse Günter Steinbauer, CEO da Wiener Linien.

O hidrogênio é transformado em eletricidade, que, por sua vez, traciona o veículo por um eixo com motores elétricos. O sistema também é equipado com uma bateria Solaris High Power, atuando como uma instalação adicional de armazenamento de energia elétrica. Os únicos subprodutos gerados durante a operação do hidrogênio Solaris Urbino 12 são calor e vapor.

Imagem – Solaris

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