Um ano de CityBus 2.0

Desenvolvido pela HP Transportes, operadora do transporte coletivo da cidade, o CityBus pode ser considerado um serviço de esquina a esquina, já que o cliente precisa se deslocar, em média, 130 metros para encontrar o transporte

Considerado um novo modelo de transporte coletivo apoiado pela tecnologia do aplicativo, o serviço CityBus 2.0, da cidade de Goiânia, comemorou recentemente um ano de vida, com muitas conquistas, mas também muitos desafios para que a operação, inédita, conquistasse a confiança dos goianienses e a credibilidade de outros Estados, que hoje querem seguir o modelo de serviço implantado na capital de Goiás.

Desenvolvido pela HP Transportes, operadora do transporte coletivo da cidade, o CityBus pode ser considerado um serviço de esquina a esquina, já que o cliente precisa se deslocar, em média, 130 metros para encontrar o transporte no ponto virtual de embarque e desembarque. São 40 vans realizando a operação, dotadas de poltronas confortáveis e ar-condicionado, além de carregadores de tomada USB para celulares e câmeras de segurança para monitoramento das viagens, aumentando a segurança para motoristas e clientes. Os passageiros contam com duas possibilidades ETA – Estimated time of arrival (em português, tempo estimado de chegada), para escolher e poder planejar sua viagem com antecedência. Houve ainda o incremento do serviço aos domingos, atendendo também pedidos de clientes.

Ele funciona de segunda-feira a quinta-feira, das 6 às 23 horas, sexta e sábado, das 6 horas até meia-noite e meia, e domingo das 8 às 22h20, percorrendo cerca de 40 bairros. Segundo seus administradores, 80 mil clientes estão cadastrados nas plataformas iOS e Android e seu app tem excelente avaliação nas lojas virtuais, 4.8, assim como o serviço, com avaliação dos clientes em 4,9, numa escala de 1 a 5 estrelas. Dentre os itens mais bem avaliados estão a conduta dos motoristas, que permanece em primeiro lugar, seguido de conforto e limpeza dos miniônibus, rotas e paradas do trajeto.

A HP Transportes informou que recebeu outras 28 novas unidades de vans que vão incrementar a frota já existente. Além dos modelos já utilizados da marca Mercedes Benz, veículos das marcas Renault e Citroën, com catorze e oito lugares respectivamente, chegam para serem testados a partir do dia 20. O incremento vem cumprir o plano de consolidação e expansão do serviço que vai ocorrer neste ano. E, ainda no primeiro semestre, novos bairros devem ser atendidos em uma nova expansão. “Assim como as outras expansões e todas as melhorias que fizemos partiram a partir dos pedidos e sugestões dos nossos clientes, estamos estudando os setores com maiores solicitações para viabilizar a ampliação da operação”, explicou Hugo Santana, diretor de transportes da HP Transportes.

A capital cearense Fortaleza já adotou essa nova modalidade de transporte. No próximo mês de abril está previsto o início da operação do CityBus DF, na região do Distrito Federal.

A nova modalidade de transporte inspira a renovação dos atuais serviços de ônibus urbanos, que ao longo dos anos não acompanharam a evolução da mobilidade, ficando para trás e ao mesmo tempo perdendo os clientes para outros modais na cena dos deslocamentos nas cidades. Urge a necessidade de uma transformação ou então, sua funcionalidade perderá totalmente a eficiência e a importância no contexto.

Imagem – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *