Na vanguarda da direção autônoma

Recentemente, a fabricante Volvo demonstrou o potencial do seu modelo 100% elétrico autônomo de 12 metros na garagem de sua cliente Keolis, operadora do transporte público na cidade de Gotemburgo

O conceito da direção autônoma para ônibus está em estágio bem adiantado para a montadora sueca Volvo. Recentemente, a fabricante demonstrou o potencial do seu modelo 100% elétrico autônomo de 12 metros na garagem de sua cliente Keolis, operadora do transporte público na cidade de Gotemburgo (Suécia). Veja mais abaixo o vídeo que revela a vanguarda desse projeto.

Durante o evento, o veículo se auto conduziu exitosamente entre a baia de estacionamento e as áreas de limpeza, de manutenção e pelo pátio central, incluindo aí a recarga elétrica, sempre com pessoas em seu interior. De acordo com a marca, o evento representa um importante momento no desenvolvimento de tecnologias que visam o transporte coletivo inovador e eficiente para um futuro muito próximo. “Este é um passo muito importante para alcançar nosso objetivo da autonomia, já que agora demonstramos com sucesso os benefícios comerciais que essas soluções podem oferecer nas garagens”, disse Håkan Agnevall, presidente da Volvo Buses.

Na vanguarda da direção autônoma

A empresa suíça ABB, fabricante de equipamentos elétricos e de automação industrial, também participou da demonstração do veículo autônomo. Segundo ela, seus produtos e soluções podem gerar e trazer energia do ponto inicial ao ponto de consumo de forma segura, inteligente e sustentável. A alta potência elétrica dos carregadores de ônibus ABB com conexões de teto automatizadas permite o carregamento eficiente dos veículos incorporados com a nova tecnologia, revelando estar bem entusiasmada com o que o futuro da inovação em transporte trará, juntamente com a Volvo Buses.

De acordo com a montadora sueca, em dez anos, o Planeta Terra terá mais um bilhão de pessoas, a maioria vivendo em cidades. Esse fato criará grandes desafios para o transporte público, para a infraestrutura e para o planejamento urbano, que precisarão ser gerenciados de maneira mais sustentável e eficiente. E, como parte dessa resposta, a marca acredita que futuro será elétrico, conectado e autônomo.

Nesse contexto, o Grupo Volvo anunciou a criação de uma área de negócios para o fortalecimento dessas soluções. Chamada de Volvo Autonomous Solutions, a área tecnológica acelerará o desenvolvimento, comercialização e vendas neste segmento. “Com o desenvolvimento global marcado por uma crescente demanda em transportes, estradas cada vez mais congestionadas e grandes mudanças ambientais, a indústria precisa proporcionar soluções cada vez mais seguras, eficientes e com impacto ambiental cada vez menor”, disse Martin Lundstedt, presidente e CEO do Grupo Volvo.

Imagens – Volvo Buses

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *