Busworld 2019. O ônibus em evidência

Dentre as marcas que estiveram no salão belga, há uma competitividade bem acirrada, cada qual com seus produtos e panoramas de mercado próprios, aspectos determinantes na nova realidade da mobilidade coletiva

A 25ª edição da Busworld, a mais importante feira de ônibus do mundo, foi realizada em casa nova. Depois de muito tempo na cidade belga de Kortrjik, o evento mudou para a capital da Bélgica, Bruxelas, revelando os mais recentes desenvolvimentos da industria do segmento. E, as principais marcas fabricantes de veículos e componentes, não deixaram por menos ao exporem seus atuais produtos idealizados para o transporte urbano e rodoviário. Em quase 80 mil metros quadrados, 510 empresas participantes oriundas de 36 países (75 fabricantes de chassis e carroçarias e outras 435 fabricantes de equipamentos) e 320 veículos deram o tom da festa europeia do ônibus.

Mais um vez mostrando força, o que parece confirmar a definição de negócio para um ambiente livre das emissões poluentes em áreas urbanas, a eletricidade dominou a pauta da tração veicular. Quase todas as montadoras de ônibus estão envolvidas com projetos de veículos elétricos e, antevendo o futuro, algumas mostraram o novo conceito da direção autônoma, trazendo a inteligência artificial a bordo.

No segmento do transporte rodoviário, luxo, segurança e comodidade foram itens presentes nos variados modelos expostos por importantes marcas. Com configurações internas sofisticadas, cada veículo é um show a parte, adotando o DNA de sua montadora para proporcionar viagens estradeiras mais agradáveis e confortáveis.

Empresas como a Irizar, MAN, Mercedes-Benz, Scania, Van Hool, VDL, Volvo, dentre outras, não pouparam esforços em promover a cada produto um nível de sofisticação adequado com o que seus clientes desejam para realizar o melhor serviço. Cada detalhe conta ponto, seja no acabamento, no design ou no tipo de equipamento/componente adotado.

No tocante ao transporte urbano, os ônibus expostos trouxeram a identidade da sustentabilidade ambiental. Com a predominância da eletromobilidade, o salão Busworld 2019 foi marcado pela excelência no desenvolvimento da concepção tecnológica livre das emissões de um propulsor movido por combustíveis fósseis. Os veículos mostrados incorporam trações elétricas 100% a baterias, células a combustível ou na versão trólebus, também equipa-da com baterias auxiliares, para operações distintas.

Dentre as marcas que estiveram no salão belga, há uma competitividade bem acirrada, cada qual com seus produtos e panoramas de mercado próprios, aspectos determinantes na nova realidade da mobilidade coletiva. Novamente Irizar, MAN, Mercedes-Benz, Scania, Van Hool, VDL, Volvo, além da Iveco Bus, Solaris e outros nomes da indústria chinesa, fizeram a diferença ao revelarem seus produtos.

Robustez, autonomia, eficiência energética, estética, conforto e acessibilidade foram fatores essenciais em cada veículo mostrado. Com opções para todos os gostos, os ônibus elétricos evoluíram, e muito, para estarem presentes cada vez mais nos cenários urbanos. Neste, o mercado europeu irá chegar ao volume de 2.200 unidades, sendo que em 2018 foram 1.726.

A brasileira Marcopolo também esteve na Busworld. Com o objetivo de ampliar sua presença global por intermédio de novos negócios e da presença em diferentes mercados para oferecer soluções de mobilidade e transporte, a encarroçadora quer ser o parceiro ideal na oferta de soluções em mobilidade que possam ser aplicadas nos diversos mercados mundiais, que demandam diferentes tecnologias, desde a 100% elétrica por baterias, até a diesel Euro VI (como possui no Chile), passando pela híbrida, gás natural e elétrica com alimentação de rede externa. “A Marcopolo tem como diferenciais a elevada qualidade e capacidade produtiva, flexibilidade e a customização de produtos de acordo com a necessidade dos clientes e dos mercados onde atua, e está atenta às novas oportunidades que surgem no setor, sobretudo em razão da diversidade de modais de transporte para atender as demandas da mobilidade”, destacou Rodrigo Pikussa, diretor do Negócio Ônibus da Marcopolo.

Além do domínio da eletricidade, outra forma de propulsão também mereceu destaque na feira. O gás natural foi ressaltado pelas fabricantes Cummins e Iveco Bus, respectivamente com o seu motor L9N e o modelo de ônibus intermunicipal Crossway Natural Power.

Acompanhe a seguir um pouco do que aconteceu em Bruxelas durante seis dias do melhor do ônibus no mundo.

Busworld 2019. O ônibus em evidência

A espanhola Irizar expôs seu conceito de eletromobilidade com sua nova geração de ônibus elétricos


A polonesa Solaris mostrou seu modelo Trollino, biarticulado com 24 metros de comprimento

Busworld 2019. O ônibus em evidência

E o ônibus movido a hidrogênio


A Volvo mostrou seu modelo 7900 totalmente elétrico na versão articulada

Busworld 2019. O ônibus em evidência

A belga Van Hool também revelou seu modelo Exqui.City com células a combustível


O já conhecido eCitaro, da Mercedes-Benz, também esteve presente em Bruxelas

Busworld 2019. O ônibus em evidência

O rodoviário da Van Hool

Busworld 2019. O ônibus em evidência

O imponente modelo estradeiro da marca Setra

Busworld 2019. O ônibus em evidência

O trólebus da Iveco Bus

Busworld 2019. O ônibus em evidência

A MAN não deixou por menos e levou seu modelo 100% elétrico Lion´s City

Busworld 2019. O ônibus em evidência

Seguindo os conceitos das concorrentes, a holandesa VDL mostrou seu articulado elétrico

Busworld 2019. O ônibus em evidência

A Cummins destacou seu motor a gás natural

Busworld 2019. O ônibus em evidência

Outra novidade, o midibus elétrico GX137, da francesa Heuliez Bus

Busworld 2019. O ônibus em evidência

A brasileira Marcopolo representou o País, apliando ainda mais a visibilidade de sua marca

Imagens – José Carlos Secco e divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *